Se, dentro de um contexto tão inesperado, confuso e preocupante, podemos agradecer porque estamos e temos os nossos bem, devemos também fazer os possíveis para continuar a viver os nossos dias da forma mais normal e positiva possível.
Não tem sido um exercício fácil devido a toda a informação e ambiente que nos rodeia, vermos conhecidos, amigos ou familiares no epicentro do problema, mas acredito que nos ajude se tentarmos aligeirar e promover o mais possível a normalidade.

Se estamos privados dos nossos familiares que habitualmente partilham o momento da Páscoa connosco, podemos coloca-los no que fazemos a pensar neles, como nos habituais doces da época, por exemplo.

Foi neste espírito que, para a rubrica deste estranho Abril, surgiu a ideia de criar uma proposta leve, colorida e cheia de boa energia. Uma receita que promovesse a partilha e alegrasse a mesa de festa que, não tardará, voltará a encher-se de quem mais gostamos.

Os ovinhos de chocolate com crocante colorido da Pedaços de Cacau são o atores principais do quadro, que se acomodam num cremoso ninho de chantili de côco, por sua vez se apoia numa base de bolo super leve e fôfa. Tudo conjugado, além de visualmente harmonioso, pretende transmitir boas sensações e roubar sorrisos. Tão importantes nesta fase.

Espero que recebam esta sugestão de Páscoa, precisamente, com um belo sorriso na cara e vontade de a experimentar. Pela sua simplicidade, pela delícia que se mostra e pela mensagem que a acompanha. Porque, mais do que nunca, sabemos que estamos todos no mesmo barco e, temos realmente de acreditar que “Vai ficar tudo bem”.

Fiquem bem e Boa Páscoa!

 

NINHOS DE PÁSCOA

Ingredientes

(4 ninhos)

|Base/Bolo de fécula
3 ovos
120 gr de açúcar
75 gr de fécula de batata
3-4 colheres (sopa) de doce de morango (ou outro sabor a gosto)

|Creme/Chantili de côco
100 ml de natas para bater
2 colheres (sopa) de creme de côco
2 colheres (sopa) de açúcar em pó
2 colheres (sopa) de côco ralado
1 colher (chá) de extracto de baunilha
Corante amarelo (usei em gel)

|Cobertura/Topping
Ovinhos de Chocolate com Crocante Colorido, da Pedaços de Cacau
Amêndoa laminada tostada
Côco ralado
Hortelã fresca para decorar

Preparação

Pré-aquecer o forno a 170ºC. Untar uma forma quadrada (20x20cm) com manteiga e forrar o fundo com papel vegetal também untado. Reservar.
Separar as gemas das claras e bater as gemas com o açúcar durante 5 minutos até ficar cremoso. Bater as claras em castelo firme e adicionar aos poucos, em 3 vezes, às gemas, mexendo delicadamente para não perderem o ar. De seguida peneirar a fécula para a massa e envolver com cuidado.
Verter a massa na forma preparada e levar ao forno cerca de 15-20 minutos até estar cozida.
Retirar do forno deixar arrefecer 15 minutos, desenformar e deixar arrefecer completamente.
Com um cortador redondo, de cerca de 8 cm de diâmetro, cortar 4 discos de bolo e reservar.
Preparar a cobertura batendo as natas juntamente com a baunilha e o açúcar até ficarem bem formes. De seguida acrescentar o corante amarelo e por fim o côco ralado.
Colocar as bases de bolo no prato/travessa de servir, dispor sobre cada uma camada fina de doce de morango, seguindo-se de um pedaço de chatilli. Arranjar o chantili com uma colher para dar um efeito de ninho, ou, em alternativa usar saco de pasteleiro com bico decorado a gosto.
Colocar amêndoa laminada, distribuir os ovinhos de chocolate e polvilhar com côco ralado. Terminar com uma folhinha de hortelã em cada um.
Conservar no frigorífico e servir fresco.