Paixão sem limites é que sempre me lembro de ter por tartes. Desde as nossas mais tradicionais, que nos habituamos e ver e comer desde sempre, às mais arrojadas ou diferentes, todas despertam uma atenção que não deve ser menosprezada.

Gosto de massas ligeiras, areadas e bem amanteigadas e, idealmente, finas. Detesto massas muito complicadas de trabalhar e que resultem secas e chatas.

Gosto de recheios frutados e/ou cremosos, crocantes sempre que possível e ligeiros, sem grandes artificialidades e ingredientes que pouco ou nada acrescentem.

Esta receita foi uma deliciosa surpresa. Não que a foto do livro de onde foi retirada não lhe fizesse justiça, porque fazia e muita, mas realmente foi possível comprovar que é de uma simplicidade e intensidade que marcam, não deixando ninguém indiferente. Por cá até o Pequeno já pediu diversas vezes para a repetir.

Os seus dois elementos fazem-se muito bem e o resultado é um caso de sucesso. Basicamente temos uma base bem abolachada e suave e um intenso e colorido recheio de curd de limão que sai beneficiado pelo toque crocante da amêndoa laminado no topping.

Todo o livro – “Pies & Tarts”, de Annie Rigg – apresenta sugestões bem estimulantes e do mais apetecível que há, assegurando que mais maravilhas destas serão exploradas por aqui.

Além de linda e elegante, esta tarte arrebata pelo sabor e maravilhosa textura, pelo que, duvido que consigam resistir!

 

TARTE DE LIMÃO E AMÊNDOA

(Adaptada da receita “Lemon & Almond Tart“, do livro”Pies & Tarts” de Annie Rigg)

Ingredientes

(6-8 fatias)

|Massa/Base

175 gr de farinha
40 gr de farinha de amêndoa
1,5 colher (sopa) de açúcar
1 pitada de sal
125 gr de manteiga fria cortada em cubos
1 colher (sopa) de água fria

|Recheio
5 ovos médios
170 gr de açúcar
Raspa fina e sumo de 2 limões grandes
40 gr de manteiga sem sal cortada em cubos
50 gr de amêndoa laminada
Açúcar em pó para finalizar

Preparação

Começar por fazer a base, colocando numa trituradora/processador a farinha, a amêndoa, o sal e o açúcar e processar até estar misturado Acrescentar a manteiga e processar um pouco mais até esta se agarrar aos secos. Adicionar a água e voltar a triturar até combinar tudo e a massa formar pedaços tipo areia grossa.
Com os dedos forrar uma tarteira de fundo amovível (usei redonda de 24cm de diâmetro, mas a receita original indicava retângular de 35x11cm), pressionando os pedaços de massa até cobrir o fundo e as laterais, tentando que a massa fique fina e de espessura uniforme. Levar os frio 20 minutos enquanto o forno pré-aquece nos 180ºC.
De seguida levar a massa ao forno cerca de 20-25 minutos até estar ligeiramente dourada por todo. Retirar do forno e aumentar a temperatura para 190ºC.
Preparar o recheio juntando num tachinho os ovos, o açúcar, a raspa e sumo de limão. Mexer até estar bem ligado e levar a lume brando, mexendo sempre até engrossar um pouco. Ter atenção para não deixar ferver. Retirar do lume e acrescentar a manteiga mexendo bem até se ligar completamente. Deixar arrefecer cerca de 20 minutos.
Distribuir o creme sobre a massa, espalhar a amêndoa laminada pelas beiras e voltar ao forno cerca de 12-15 minutos, até a amêndoa estar douradinha e o creme mais firme e um pouco empolado.
Deixar arrefecer, polvilhar com açúcar em pó a gosto e servir.
Fica excelente fresquinha, pelo que, aconselho a conservar no frio.