Por esta altura estaríamos a festejar o final das aulas dos pequenos. Com a família presente na festa da escola, a preocupação em marcar e gerir as actividades da pausa lectiva, pensar na melhor forma de os manter ocupados e já com ansiedadezinha positiva a aguardar as férias que estavam mesmo a chegar.

As férias irão acontecer, naturalmente, mas tudo o resto foi vivenciado este ano de forma muito estranha, difícil até para muitas famílias. Devido a uma pandemia que preferíamos nunca ter conhecido, que tanto condicionou os nossos hábitos e nos obrigou a redireccionar ações, projectos, prioridades, obtivemos, e ainda vivemos, uma experiência que, duvido, algum dia iremos esquecer.

A receita deste mês da rubrica que partilho com a Pedaços de Cacau, visa servir e deliciar toda a família, mas sem pesar na consciência, quase como um bom miminho de todos estamos a merecer.

É uma receita realmente simples e, para apreciadores destes sabores, um snack perfeito, tanto para ter sempre no frigorífico, como para levar para a escola e para o trabalho, ou até para oferecer, pois facilmente pode adquirir várias formas e decorações.
Leva apenas 3 ingredientes centrais, mais uma pitadinha de canela se assim o entenderem, e a cobertura. Esta que vem fazer toda a diferença, tanto no acabamento da peça como no equilíbrio do resultado final, em termos de textura e sabor. O chocolate negro, tablete “Lisboa”, com 72% de cacau mostrou-se perfeito para revestir um creme firme mas ao mesmo tempo ligeiro.

Umas pequenas saudáveis delícias que não me permitem enumerar um único motivo para não fazerem!

OVOS DE MANTEIGA DE AMENDOIM E CHOCOLATE NEGRO

(Adaptada da receita “Healthy Peanut Butter Eggs”, de Detoxinista)

Ingredientes

(6-7 unidades)

|Massa
180 gr de manteiga de amendoim (idealmente caseira)
1 colher (sopa) de xarope de ácer (ou outro adoçante natural a gosto)
2 colheres (sopa) de farinha de côco
1 pitada de canela

|Cobertura
120 gr de chocolate negro 72% de cacau, tablete “Lisboa” da Pedaços de Cacau
1 colher (sobremesa) de óleo de côco
Côco ralado para decorar

Preparação

Num recipiente juntar a manteiga de amendoim, o xarope de acer, a farinha e o canela. Mexer muito bem até estar tudo envolvido e a massa ficar mais espessa. Deixar repousar 5 minutos, pegar em pequenos pedaços de massa e, com as mãos, moldar bolas que depois serão achatadas e moldadas à forma de ovo.
Colocar sobre papel vegetal e levar ao frigorífico cerca de 1 hora.
Preparar a cobertura, partindo o chocolate em pedaços e levando a derreter em banho maria juntamente com o óleo de côco. De seguida, com a ajuda de dois garfos, mergulhar o ovo no chocolate até ficar completamente coberto e colocar a secar sobre papel vegetal. Espalhar um pouco de côco ralado por cima e deixar arrefecer completamente.
Levar ao frio até servir, no mínimo 2 horas.