Em fim de semana véspera de férias, num cinzento Domingo, este bolinho bem leve e veranil veio, de forma quase irónica, receber devidamente a valente chuvada de fim de tarde com que fomos brindados.

Este Agosto anda, como aliás todo o presente ano, muito estranho! Para quem ainda tem todas as férias pela frente, não deixa de desassossegar um pouco ver o calor de Julho a fugir a olhos vistos.

A vontade de desligar agiganta-se e uma boa reposição de energias é a necessidade mais premente, claro que se for possível aproveitar em ambiente de Verão será perfeito.

E já que os mirtilos tem a capacidade de se adaptarem a summer desserts de forma irrepreensível, vamos aproveitar para fazer um bolinho bem simples e aromático, mas com aquele toque único criado pelo recheio da fruta. As natas pouco doces na cobertura só ajudam à decadência que é, neste caso, tão bem vinda. Porque acredito que o nosso querido mês de Agosto ainda merece!

Agora sim, Boas Férias a nós que também merecemos.

BOLO INVERTIDO DE MIRTILOS, CÔCO E LIMÃO

Ingredientes

(10-12 fatias)

|Massa
5 ovos, médios
180 gr de açúcar
120 gr de farinha de trigo
60 gr de côco ralado
100 gr de óleo girassol
1,5 colher (sopa) de fermento em pó
Raspa de 2 limões grandes

|Recheio
150 gr de mirtilos
1 colher (sopa) de açúcar
Sumo de limão

|Cobertura
200 ml de natas para bater
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher(sobremesa)de extracto de baunilha

Preparação

Começar pelo recheio, colocando os mirtilos, o açúcar e o sumo de limão num tachinho e levar ao lume cozinhando cerca de 10 minutos até a fruta estar amolecida e ter libertado sucos. Retirar do lume e reservar até arrefecer.
Pré-aquecer o forno a 170ºC. Untar com manteiga e forrar com papel vegetal uma forma de bolo inglês. Reservar.
Colocar todos os ingredientes da massa num recipiente pela ordem da lista. Misturar tudo com um batedor de varas até estar bem envolvido, sem bater demasiado.
Verter um pouco de massa no fundo da forma, apenas para cobrir, espalhar 6-7 colheres de sopa de doce de mirtilo por cima (evitar exagerar no líquido), até cobrir a massa e verter a restante massa de bolo.
Levar ao forno cerca de 45-50 minutos, até a superfície estar firme e dourada. Fazer o teste do palito, e se sair seco retirar do forno, desenformar e deixar arrefecer numa grelha de arrefecimento.
Para a cobertura, bater as natas e quando começarem a ganhar forma juntar a baunilha e o açúcar. Bater mais um pouco até estarem bem firmes.
Colocar o bolo no prato de servir, espalhar as natas a gosto e decorar com o restante doce de mirtilo.

Nota: ter atenção à zona central do bolo. Dada a humidade do doce, esta zona pode demorar mais a cozer.