No início do confinamento, o Pequeno surpreendeu-nos com a decisão, inicialmente um pouco em jeito de questão, de retirarmos a carne da nossa alimentação. Manifestou a vontade de deixar de comer carne (à excepção de Domingo!). Ri-me, mas fiquei orgulhosa e, principalmente, expectante!

Tem sido uma aventura nova e curiosa, mas perseverante, em que os ovos e o peixe passaram a ter um peso maior e os cogumelos marcaram uma presença ainda mais forte por cá, com destaque para esta massa cremosa de cogumelos que, aqui dentro, marca uma fase.

Assumindo que foi algo que já me passou algumas vezes pela cabeça, também confesso que nunca teve grande pernas para andar. Daí sentir que esta decisão, tomada por uma criança de 7 anos, tem um impacto ainda mais especial.

Nesta nova realidade em que as nossas refeições passaram a caber, os cogumelos, a par das leguminosas, tiveram um papel central. Um contexto que me levou a procurar alternativas viáveis e simples para dar uma resposta capaz ao novo contexto, o que, na agitação e correria dos dias nem sempre é assim tão fácil. Contudo, é altamente possível e tende a melhorar com a hábito e experiência.

E o mais importante: ao fim de 5 meses ele não desistiu e isso enche-me de orgulho!

ESPARGUETE CREMOSO COM MISTO DE COGUMELOS E ESPINAFRES

Ingredientes

(4 doses)

1 colher (sopa) de manteiga
1 fio de azeite
4 dentes de alho
80 gr de bacon fumado (opcional)
300 gr de cogumelos marron
300 gr de cogumelos brancos/paris
1 cogumelo portobello grande
100 gr de espinafres frescos
300 ml de natas ligeiras
Sal qb
Pimenta qb
Noz moscada fresca qb
3 colheres (sopa) de parmesão fresco ralado
400 gr de esparguete

Preparação

Numa frigideira grande colocar a manteiga, o azeite e os dentes de alho esmagados. Deixar começar a refogar e juntar o bacon partido em cubinhos pequenos. Saltear bem e, quando o bacon estiver douradinho, acrescentar os cogumelos laminados. Temperar com sal, pimenta e noz moscada fresca e deixar os cogumelos cozinhar durante uns 5-7 minutos em lume alto agitando sempre a frigideira. Quando estiverem amolecidos acrescentar os espinafres laminados. Saltear mais 2 minutos e acrescentar as natas. Envolver bem, deixar as natas engrossar um pouco e retificar temperos.
Enquanto se preparam os cogumelos colocar o esparguete a cozer num tacho com água abundante temperada com sal. Quando estiver al dente retirar do lume, escoar e reservar.
Colocar o creme de cogumelos num prato de servir, dispor por cima o esparguete em forma de ninho e polvilhar com parmesão e noz moscada acabada de ralar. Comer de imediato.