Esta é uma das tabletes que mais gosto da coleção de tabletes da Pedaços de cacau. Claramente, pela sua simplicidade e efeito crocante. As pepitas não precisam de ter um sabor marcante para fazerem a diferença numa base simples de chocolate negro.

Este era o produto a explorar na edição deste mês da rubrica “Cheio de Cacau” e a vontade passou por criar algo simples, descomplicado e prático para acompanhar e entrar no espírito das férias.

Apeteceu algo do género de um blondie, baixo e denso, mas mais ligeiro no sabor e bem aromático. O queijo creme garante aquela textura cheese e algo densa e a lima dá aquela frescura essencial. O chocolate garante o efeito visual, crocante e o contraste essencial com o doce.
Gostei imenso do resultado e só penso em como é perfeito para acomodar numa caixinha-lancheira e levar para a praia.

O lindo toque marmoreado confere-lhe um carácter ainda mais apetecível e, por cá, foi devidamente saboreado e devorado. Só posso aconselhar a experimentem, com ou sem férias!

 

QUADRADOS DE QUEIJO CREME, LIMA E CHOCOLATE COM PEPITAS DE CACAU

(12 quadrados)

Ingredientes

250 gr de queijo creme (tipo Phipadelphia)
150 gr de açúcar
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
3 ovos médios
3 colheres (sopa) de manteiga amolecida
3 limas
80 gr de farinha
60 gr de amido de milho
120 gr de chocolate negro com pepitas de cacau, da Pedaços de Cacau

Preparação

Começar por partir o chocolate em pedaços pequenos e levar 80 gr a derreter em banho maria juntamente com uma colher de manteiga. Deixar derreter completamente e reservar fora do quente para arrefecer.
Pré-aquecer o forno a 190ºC.
Untar uma forma quadrada (20x20cm) com manteiga, forrar o fundo e as laterais com papel vegetal e untar novamente. Reservar.
Bater o queijo creme com o açúcar e a baunilha até estar cremoso.
Acrescentar o ovos, um a um, e bater até estarem bem envolvidos. Adicionar a manteiga e a raspa lima e mexer. Acrescentar a farinha e o amido, previamente peneirados, e envolver sem bater demasiado. Por fim misturar o restante chocolate picado, envolver na massa e verter o preparado na forma. Por cima espalhar colheradas de chocolate derretido e dar um efeito matizado/marmoreado com um garfo.
Levar ao forno cerca de 20 minutos até a massa estar firme.
Retirar do forno e deixar arrefecer. Tirar o papel vegetal, cortar em quadrados e servir.