Sempre que faço shortbread me questiono porque passo tanto tempo sem repetir. É que estes biscoitos originários da Escócia são aquela delicia viciante que facilmente conquista mesmo quem não é grande bolacheira como eu.
De repente, lembro-me que é habitual retrair-me sempre que uma receita abusa da quantidade de manteiga e, aí, percebo tudo.

A verdade é que desde que experimentei este clássico fiquei totalmente rendida. A simplicidade de execução e o poder da manteiga que os fazem leves e altamente saborosos, tornam-nos bem acessíveis e perfeitos para acompanhar um bom chá ou, até, oferecer com carinho.

Este mês tinha o chocolate negro com gengibre e canela da Pedaços de Cacau para usar da melhor forma. É, como todos os chocolates da marca, um produto artesanal e, este sabor especifico, premiado no Great Taste Awards 2017. Com uns aromas tão outonais e perfumados, a vontade de bebidas quentes e reconfortantes, a sugestão de uns biscoitos bem caseiros e repletos de sabor mostraram-se a opção mais enquadrada.

Adorei o resultado! O doce da massa, bem aromatizada pela laranja e pelo gengibre, é equilibrado por uma cobertura do chocolate negro, mais contida na doçura, que intensifica os aromas em realce.

Fica a sugestão, ótima até para colocarem na lista do DIY para o Natal, que podem testar à confiança e deliciarem-se sem moderação.

 

SHORTBREAD DE LARANJA E GENGIBRE

Ingredientes

(12 biscoitos)

110 gr de açúcar em pó
160 gr de manteiga (sem sal)
1 pitada de sal
1 colher (café) de gengibre + para polvilhar
Raspa fina de 1 laranja grande
230 gr de farinha (sem fermento)
80 gr de chocolate negro com gengibre e canela da Pedaços de Cacau
Canela para polvilhar

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar com manteiga uma forma quadrada – 20x20cm – forrar com papel vegetal também untado e reservar.
Juntar o açúcar com a manteiga, o sal, o gengibre e a raspa de laranja e levar a bater em velocidade média durante 3-4 minutos até o preparado estar bem fôfo e cremoso. Colocar a batedeira em velocidade baixa, juntar a farinha e bater um pouco até a massa estar toda bem unida/aglomerada.
Colocar a massa na forma e pressionar até forrar todo o fundo, alisando a superfície com as costas de uma colher.
Com uma faca bem afiada dividir a massa em 12 pedaços iguais. Levar ao forno cerca de 25-30 minutos até as extremidades estarem ligeiramente douradas. Retirar do forno e deixar arrefecer completamente dentro da forma. Desenformar e, com uma faca, cortar cuidadosamente pelas marcas já feitas.
Para a cobertura, partir o chocolate em pedaços pequenos e levar a derreter em banho maria. De seguida, mergulhar no chocolate uma ponta do biscoito até cobrir completamente. Repetir com os restantes. Colocar sobre uma folha de papel vegetal, polvilhar a gosto com canela e gengibre e deixar o chocolate arrefecer completamente e ficar bem firme. Comer.