O ano está quase no fim e concluo que foi parco na compra de novos livros de culinária, os meus favoritos. Mas, ainda que, na prática, não me tenha atualizado particularmente neste campo, afirmo sem nenhum tipo de restrição, que o fresquíssimo “Baunilha”, da autoria da Patrícia Nascimento, criadora de um dos blogues mais delicados, elegantes e doces do nosso pacato recanto, o conquistador “Côco e Baunilha“, é um dos livros do ano! Para mim, muito provavelmente, O livro do ano.

À semelhança do que sempre nos ofereceu no blogue, a Patrícia brinda-nos agora uma obra linda, cheia de charme e imagens que nos inspiram e encantam. Sempre fiel à sua estética e linguagem tão próprias.

Depois de o folhear variadíssimas vezes, sorrir e quase babar a cada imagem, e fazer as habituais marcações, acabei por estreá-lo com uma receita que não fazia parte das principais que desejo experimentar. A necessidade de oferecer um mimo simples, reconfortante e de ar bem caseirinho, fez com que assim fosse. Tudo certo, dado que agradou imenso. E, claro, muitos mais virão.

É um bolo bem ligeiro, fôfo e de sabor suave, com os pedaços de fruta a conferir-lhe aquele toque extra essencial. Pertence ao separador “Outono” e na realidade é lá que está mesmo bem.

O livro tem sugestões maravilhosas, todas bem docinhas e transversais a diferentes necessidades e momentos. Desde bolos de festa aos mais simples, tartes, cobblers, cheesecakes ou deliciosas reinvenções de clássicos. É, com toda a certeza, um mimo que muita gente, seguramente, adoraria receber este Natal.

Não conheço a Patrícia mas, como dizia há uns dias a uma outra dotada menina destas andanças: “Tenho um grande fraquinho por gente talentosa… emociona-me… nada a fazer!”. E o talento da Patrícia nem precisa do mínimo reforço, está à vista e é inegável. É impossível ficar indiferente às receitas, fotos e ambientes em que as apresenta.

Muitos Parabéns e todo o sucesso para este projeto, querida Patrícia! Todo o trabalho que deu e esforço que exigiu valeu a pena. Muito Obrigada!

 

BOLO DE CHOCOLATE E PERA

(Receita do livro “Baunilha“, de Patrícia Nascimento)

Ingredientes

(10 fatias)

350 gr de farinha
3 colheres (sopa) de cacau em pó
1 colher (chá) de fermento
1 pitada de sal
4 ovos médios
180 gr de açúcar amarelo
150 ml de óleo de girassol
200 ml de leite + 1 colher (sopa) de sumo de limão (leitelho)
2 colheres (chá) de pasta ou extrato de baunilha
2 ou 3 peras cortas aos cubos

Preparação

Começar por preparar o leiteilho juntando o sumo de limão ao leite e deixando repousar uns 15 minutos.
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma a gosto (usei a mais tradicional de buraco com 26 cm de diâmetro) com manteiga e polvilhar com farinha. Em alternativa, pulverizar com spray desmoldante.
Bater os ovos com o açúcar e a baunilha, cerca de 5 minutos, até obter um preparado fôfo.
Adicionar o óleo, o leitelho e bater em velocidade baixa até estar envolvido. Juntar a farinha com o fermento em 3 vezes, em velocidade baixa, até estar bem ligada. Por fim envolver os cubos de pera e mexer.
Verter o preparado na forma e bater com a forma na bancada para retirar possíveis bolhas de ar. Levar ao forno cerca de 40 minutos testanto a cozedura com um palito. Retirar do forno, deixar arrefecer 10 minutos e desenformar para uma grelha de arrefecimento.
Servir simples ou polvilhado com açúcar em pó.