Novembro fecha-se.
Assumo que ficaria um pouco triste se deixasse o mês acabar sem celebrar mais um aniversário do Basta Cheio. É verdade, estamos a fazer 7 anos!

É um número que gosto muito, associado a uma experiência que me continua a dizer imenso.
Muitas fases foram e se vão desenrolando desde o nosso início. Momentos de grande atividade e intensidade criativa, desafios, parcerias, experiências, aprendizagem e muita partilha. Todos me ensinaram e acrescentaram.

A mudança de ritmos é inevitável, o adaptar é essencial, mas o respeitar a vontade que vigora a cada momento é realmente o mais importante. E é neste equilíbrio que vai sendo possível gerir a forma como conduzo e alimento o Basta Cheio.

Ano após ano gosto de realçar as coisas boas que o blogue me trouxe. As mais simples e as melhores: pessoas, aprendizagem, novas e ricas experiências.

E assim irá continuar, mais ou menos ativo, mas sempre consciente de que enquanto fizer sentir fará sentido.

Como este bolo, que foi o que mais sentido fez nesta altura, neste ano, nesta fase que vivemos. É uma receita de um livro lindo, que curiosamente me foi oferecido nesta quadra, e que brilha pelo conforto, sabores caramelizados e intensos e textura bem densa.
Já a chamar o Natal, que este ano nos vem envolver mais cedo como que a compensar-nos num quente e coletivo abraço.

E antes que Dezembro chegue: Parabéns a nós!

 

BOLO DE TÂMARAS, ESPECIARIAS E CARAMELO

(Receita do livro “Christmas Feasts and Treats“, da Donna Hay)

Ingrediente

(6-8 fatias)

400 de tâmaras
375ml de água a ferver
1,5 colher (chá) de bicarbonato de sódio
150gr de manteiga sem sal, cortada em cubos
175 gr de açúcar mascavado claro
3 ovos
225 gr de farinha com fermento
2 colheres (chá) de canela
2 colheres (chá) de mistura de especiarias (usei noz moscada, gengibre e cravinho)
400 gr de creme de caramelo ou doce de leite (usei leite condensado cozido)
Estrelas de anis, palitos de chocolate e caramelo e bolinhas de açúcar para decorar.
Creme fraiche para acompanhar (opcional)

Preparação

Pré-aquecer o forno a 160º. Untar com manteiga e polvilhar com farinha duas formas de 14cm de diâmetro, forrar o fundo com papel vegetal também untado. Reservar.
Num recipiente largo colocar as tâmaras juntamente com o bicarbonato de sódio o a água a ferver. Deixar repousar 10 minutos.
Colocar a mistura das tâmaras num processador/triturador e processar até estar bem cremoso. Acrescentar a manteiga e o açúcar e triturar até estar bem misturado.
Por fim adicionar os ovos, a farinha e as especiarias e voltar a triturar apenas até estar envolvido.
Colocar metade da massa em cada forma e levar ao forno cerca de 50 minutos. Fazer o teste do palito e retirar do forno quando seco. Deixar arrefecer cerca de 15 minutos e desenforma sobre uma grelha de arrefecimento.
Quando o bolo estiver completamente frio, cortar os topos para nivelar os discos e colocar um disco sobre os prato de servir.
Bater um pouco o leite condensado cozido para que fique macio, e barrar a superfície do primeiro disco. Colocar o segundo disco por cima e barrar todo o bolo – laterais e topo.
Levar ao frio uns 20 minutos para a cobertura prender e decorar, a gosto, com estrelas de anis, palitos de chocolate e caramelo e bolinhas de açúcar douradas e prateadas.
Servir simples ou com um pouco de creme fraiche.