Venha o que vier Natal será sempre Família, mesa cheia e recordações queridas e deliciosas.
Apesar da tradição imperar, as abordagens de menus menos convencionais fazem cada vez mais sentido, sendo que a relação preço-qualidade há muito que é critério por cá.

Por estes dias, o Lidl lançou-me o desafio de fazer uma Mesa de Natal, com todas as características que o momento exige, mas em formato mais económico. Um desafio que se veio a mostrar, confesso, bastante fácil.
Das entradas à sobremesa, passando por um prato principal que quis marcar a diferença, e terminando no vinho, digo-vos que o custo da Mesa de Natal concebida, para 4 pessoas, não ultrapassou os 35,00€.

E mais garanto, saberá receber a festividade com toda a pompa e excelência que a mesma exige.
As gamas Deluxe e Favorina, que são promovidas pela marca nas alturas festivas, fornecem os mais variados produtos, cuja diferenciação e qualidade se destacam.

Das sugestão apresentadas, a sobremesa despertou grande curiosidade, ou não houvessem tantos gulosos (como eu!) por aqui.
Passou por um delicioso Panetonne Pudding com Noz e Mel, que veio dar uma roupagem ainda mais natalícia aos mini panetonnes Favorina.
Conforme pedido e prometido, a receita é agora aqui partilhada.

Os habitués já sabem que tenho um carinho especial por todo o tipo de puddings, e esta versão apresenta-se bem à altura de uma bela e familiar ceia natalícia, embelezando condigamente qualquer mesa.

Pode, realmente, ser bem simples e económico garantir que não falte sabor, diversidade, requinte e qualidade ao jantar de Natal. Como não faltará com certeza, uma família feliz à volta da mesa.

PANETONNE PUDDING COM NOZ E MEL

Ingredientes

(4 doses)

3 mini panetonnes Favorina (Lidl)
3 ovos médios
150 ml de leite
150 ml de natas ligeiras
1/2 colher (sopa) de mel + para finalizar
1 colher (sopa) de açúcar mascavado claro
1 colher (café) de sementes de baunilha
50 gr de chocolate negro grosseiramente picado
Noz pecan (ou normal) para decorar
Açúcar em pó para polvilhar (opcional)

Preparação

Cortar os panetonnes em cubos pequenos e colocar dentro de uma travessa cerâmica previamente bem untada com manteiga. Reservar.
Pré-aquecer o forno a 190ºC.
Bater os ovos e juntar o leite, as natas, a baunilha, o açúcar e o mel e mexer bem. Verter o preparado líquido sobre o panetonne e deixar repousar cerca de 20 minutos, para que todo o líquido seja bem absorvido pela massa.
Espalhar o chocolate picado por cima, ajeitando os pedaços de panetonne para que o chocolate se envolva no interior do preparado.
Distribuir noz pecan por cima e levar ao forno cerca de 25 minutos até a superfície estar dourada e a massa cozida (sem liquido visível).
Retirar do forno, deixar arrefecer um pouco e servir morno, regado com um fio de mel.

Nota: para um aroma ainda mais natalício podem substituir a baunilha por canela em pó e raspa de limão. Basta juntar ao preparado líquido.
Nota 1: é delicioso de qualquer forma, mas fica ainda melhor morno.