Todos os desafios que nos deixam aquela sensação boa de dever cumprido, cooperação, estímulo, aprendizagem e tanta energia positiva, são desafios clara e largamente superados.

Dois anos após a primeira receita, continuo grata pelos cruzamentos frutíferos no meu caminho.  Quando só retiramos bons momentos de uma parceria de 25 meses, percebemos que imperaram os valores certos e os objetivos comuns se fundiram em pleno.
É muito estimulante colaborar com pessoas e marcas sempre com ideias fervilhantes, projetos novos ou parcerias solidárias, profissionais que não querem parar de crescer e evoluir. Também nos fazem bem.

Colocamos um interregno, por tempo indeterminado, na rubrica “Cheio de Cacau”. Não por falta de vontade de continuar mas por necessidade de abrandar e redirecionar energias. A vida fora do blogue assim o exige. Pelo menos por enquanto.

À Raquel, e toda a equipa da Pedaços de Cacau, agradeço a confiança que sempre depositaram, a cada mês em que não faziam ideia que receita sairia para promover o seu produto. Todos ótimos, todos diferentes, assim como cada sugestão que pensei para cada um deles. Foram bastantes. E foram tão bons.

Viremo-nos agora para a receita que bem merece toda a atenção!
Pertinho do natal que estamos, fez todo o sentido terminar em grande, tanto na escolha do maravilhoso produto da Pedaços de Cacau, como na seleção do formato para a realçar.
Tratando-se de bombons gourmet, com 5 sabores originais, algo invulgares enquanto recheio de bombom, que podem e merecem ser simplesmente devorados ao natural, pareceu-me que abrilhantariam com toda a dignidade uma bela Pavlova-Coroa.
Se por um lado impõe aquele fator surpresa de não sabermos que sabor nos pode calhar a cada fatia, por outro ornamentam com grande estilo esta sobremesa tão querida e elegante.

Tratando-se ainda de um presente que surpreenderá, onde 25 bombons artesanais, totalmente diferentes entre si, com os sabores de azeite, mel, queijo, amêndoa e flor de sal e vinho do Porto, deliciam o mais exigente dos palatos.

O Natal a chegar, um doce que reúne em si toda a beleza desta quadra e um produto de excelência que permite entender em pleno a versatilidade do chocolate e os seus inúmeros encantos.

À Pedaços de Cacau, um grande obrigada e o desejo de todo o sucesso.

PAVLOVA-COROA DE NATAL

Ingredientes

(8-10 fatias)

|Base
4 claras
200 gr de açúcar cristal fino
1 colher (sopa) de amido de milho
1 colher (sobremesa) de vinagre

|Recheio
250 ml de natas para bater
1 colher (sopa) de açúcar em pó
1 boa pitada de canela em pó
Gotas de sumo de limão

|Toppings e Decoração
Doce de ovos* (fazer com antecedência)
Bombons Gourmet da Pedaços de Cacau
Groselhas frescas
Amendoim caramelizado

Preparação

Pré-aquecer o forno a 140ºC. Colocar uma folha de papel vegetal ligeiramente untado com manteiga, desenhar um círculo com cerca de 22 cm de diâmetro, e um segundo circulo mais pequeno no interior. Reservar.
Bater as claras em castelo firme. Juntar de seguida o açúcar aos poucos, duas colheres de cada vez, até estar bem incorporado. É suposto não se sentir o açúcar ao toque. De seguida adicionar o vinagre, envolver, e por fim o amido de milho.
Espalhar o preparado no espaço entre os dois círculos desenhados, e moldar a gosto com uma espátula dando o efeito que se pretenda.
Colocar no forno e passado 15 minutos reduzir a temperatura para 120ºC. Deixar cozer durante 1 hora, não abrindo nunca a porta do forno. Ao fim deste tempo desligar o forno e deixar a pavlova lá dentro até arrefecer completamente (frequentemente deixo de um dia para o outro).
Preparar o chantilli, batendo as natas até estarem bem firmes. Acrescentar o açúcar em pó, a canela e o sumo de limão e bater apenas até estar incorporados. Levar ao frigorífico até à hora da montagem.
Para a montagem, idealmente feita na hora de servir, basta rechear a pavlova com o chantilli, espalhar doce de ovos por cima, e decorar com os bombons, a groselha, o amendoim e outros elementos a gosto.
Servir de imediato, bem fresca. Conservar no frio.

*Levar ao lume num tachinho 4 colheres (sopa) de açúcar com 4 colheres (sopa) de água, até o açúcar dissolver e fazer uma calda ligeira. Mexer as 4 gemas com um garfo e, em fio e com cuidado, verter  a calda de açúcar muito lentamente e mexendo sempre. Verter novamente a gemada no tacho e, levar a lume brando, continuando a mexer até começar a ferver e engrossar um pouco. Retirar do lume e colocar num recipiente hermético. Reservar no frio até usar. Dever ser feito, pelo menos, no dia anterior.