Isto é quase como com as francesinhas! Dizer que encontramos a melhor das melhores é sempre de uma relatividade enorme.
Para nós aquele bolo de chocolate pode ser perfeito, mas para o outro falta-lhe ou tem algo em excesso, não está no ponto, enjoa, é demasiado cremoso ou insipidamente fôfo.
Pois para mim, este é mesmo como gosto. Amargo qb, denso e deliciosamente intenso.

Assim que pus os olhos nas fotos da receita original e tratei de a ler de imediato, tive a certeza que tinha de o fazer rapidamente e, muito dificilmente, não adoraria o resultado. Apenas ajustei ligeiramente as quantidades e usei açúcar mascavado escuro em vez do cristal. De resto foi combinar tudo e esperar que a magia acontecesse.

O velho clássico chocolate-café nunca falha e intensifica com propriedade qualquer sobremesa. Para os apreciadores de chocolate com elevado teor de cacau, sabores fortes e pouco doces, este é um bolinho perfeito. Claramente, não é para todos os gostos. Para os mais corajosos, definitivamente. Basicamente, é um bolo… de sujar os dentes todos.

Admitindo que esta última frase não é a que melhor combina com o Dia dos Namorados, tenho de o sugerir para essa celebração, dado o carácter romântico e características até afrodisíacas do cacau!
Pois é, não aconselho a esperarem muito para o experimentar. Idealmente, bem acompanhado de um bom café.

 

 

BOLO INTENSO DE CHOCOLATE E CAFÉ (SEM FARINHA)

(Adaptado desta receita do blogue Half Baked Harvest)

Ingredientes

(10-12 fatias)

200 gr de chocolate negro
100 ml de azeite ligeiro
80 gr de açúcar mascavado escuro
50 gr de cacau magro
2 colheres (sobremesa) de café forte em pó
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
5 ovos separados
80 gr de pepitas/pedaços pequenos de chocolate negro

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar com manteiga uma forma redonda de fundo amovível com 20 cm de diâmetro, forrar o fundo com papel vegetal e voltar a untar. Reservar.
Partir o chocolate negro e levar a derreter em banho maria. Juntar o azeite e deixar arrefecer 5 minutos.
Juntar as gemas ao preparado e mexer. Adicionar o açúcar, o cacau, o café, o sal e a baunilha e mexer bem até ficar homogéneo.
Bater as claras em castelo e envolver delicadamente no preparado anterior em várias vezes. Acrescentar as pepitas de chocolate e envolver levemente.
Verter o preparado na forma, alisar a superfície e levar ao forno cerca de 20-25 minutos até a massa estar firme, com o centro ligeiramente mal cozido.
Retirar do forno, deixar arrefecer e desenformar com cuidado. Polvilhar com açúcar em pó.
Servir simples ou acompanhado de iogurte grego natural açucarado ou ricota com mel.

Nota: aqui resolvi fatiar ao estilo baklava mas podem fazer conforme preferirem, tendo apenas algum cuidado ao cortar pois o interior é pastoso.