Foi o Sr. Ramsay que me pôs a fazer Porridges de forno. Eu que gosto moderadamente de papas de aveia, mediante os sabores que levam, morri imediatamente de amores pela intensidade desta saudável lambarice.
O seu nome tão british e sonante não deve assustar ninguém. Afinal, não passam de papas de aveia gratinadas. Exactamente como as tradicionais, com os aromas e frutos, tanto secos como frescos, que bem entendermos adicionar, os ingredientes líquidos necessários para hidratar os flocos, adoçante a gosto e, a única diferença reside neste passo final, meter no forno. Nada mais simples.
Esta versão surge num dia de Agosto e de Inverno! Sim, daqueles dias a meio das férias de Verão que mais apetece acender a lareira e por uma mantinha sobre as pernas. Cada vez mais frequentes e comuns, ainda que sempre irritantes.
Resultou vibrante e super aromática como era expactável. A raspa de lima e as bebidas de côco combinadas proporcionam sempre sensações quentes e cheiros frescos a Verão e férias.
Uma delícia!

 


PORRIDGE DE FORNO VERÃO (CÔCO, NECTARINA E GOJI)

Ingredientes
(4 pessoas)

2 chavenas de flocos de aveia
2 colheres (sopa) de geleia de agave
1 colher (sopa) de amêndoa ralada
1 colher (sopa) de amêndoa palitada
1,5 colher (sopa) de sultanas brancas
Raspa de 1 lima, grande
1 pitada de noz moscada
1 pitada de sal fino
700 ml de bebida com sabor a côco (usei Alpro)
150 ml de leite/creme de côco (usei Alpro, Coconut Cuisine)
1 nectarina, firme mas madura
2 colheres (sopa) de bagas de goji, frescas
1 colher (sopa) de açucar mascavado

Preparação

Num recipiente juntar a aveia, a geleia de agave, a amêndoa ralada e palitada, as sultanas, a raspa de lima, o sal e a noz moscada. Acrescentar a bebida com sabor a côco e envolver bem. Adicionar a nectarina (com casca) cortada em pedaços pequenos e as bagas goji.
Se for para o forno na hora acrescentar de seguida o creme de côco e envolver. Se for para o forno apenas na manhã seguinte, deixar o creme de côco para adicionar antes de ir ao forno.
Verter numa travessa/prato e levar ao forno cerca de 12-15 minutos, até estar firme e com pouca cor. Polvilhar com o açúcar mascavado e levar mais 5 minutos na função grill para tostar ligeiramente.
Retirar do forno e servir morno.

 

Outras sugestões do género que podem encontrar por aqui:
Porridge de Forno de Maçã e Especiarias
Porridge de Forno de Abóbora, Laranja e Especiarias