Por estes dias voltei ao livro do Nelson. Tenho-o há um bom tempo e quando chegou li-o de uma ponta à outra, como, confesso, não faço com todos, mas desde aí ainda não consegui reproduzir muitas receitas.
Dos livros que, calmamente, vão enchendo as prateleiras da estante, sobressaem esta ou aquela receita, esta ou aquela imagem, este ou aquele ingrediente, que acabam por se sobrepor a tantos outros e apelar à sua reprodução. E assim surgem muitas experiências que obrigam a deixar outras para trás.
Uns dias antes de saber que o “Viagens pelas Receitas de Portugal” voltava a ganhar o Gourmand Award, tinha estado a folheá-lo a fim de escolher uma receita para iniciar o ano com um toque bem nosso. Resquícios do espírito natalício, provavelmente.
Recordando-me que o livro apresenta pratos típicos que desconhecia por completo e nunca associaria à nossa gastronomia, procurava algo quente, composto e reconfortante. Um prato principal denso e cheio de sabor.
Revi, remarquei algumas receitas, fiquei com o Bacalhau à Fidalgo debaixo de olho, e decidi, sem vacilos, que esta Raia Escalfada com Batata Doce era o que queria saborear o mais rapidamente possível.

A raia, apesar de bem apreciada, é pouco executada por cá. A batata doce, por sua vez, era elemento não grato que ultimamente não me sai da cozinha. Posto isto já só imaginava o resultado desta conjugação, assumindo que não reconhecia de todo esta receita como integrante da nossa gastronomia.

Mais uma vez concluo que a simplicidade de um prato é muitas vezes a sua mais valia. E que de uma receita de 4 ou 5 ingredientes, daqueles que usamos quase diariamente, podemos obter resultados repletos de sabor e com alta capacidade de nos surpreender. O aroma único dos coentros envolvem a raia, super leve, e complementa-se na perfeição com a densidade da batata doce. Uma proposta de reconfortante leveza.
Esta proposta, com origem no Alentejo, tem uma essência de extrema simplicidade mas que, sem dúvida nenhuma, nos acrescenta.

Obrigada Nelson e Parabéns pelo reconhecimento do excelente trabalho que desenvolves.

PS: E desde que rascunhei este post (há uns bons meses) esta receita já foi feita mais duas vezes.

Raia ESCALFADA com Batata Doce

(Receita do livro “Viagens pelas Receitas de Portugal”, de Nelson Carvalheiro)

Ingredientes

(2-3 pessoas)

600 gr de lombos de raia
2 batatas doces (uso de polpa laranja)
400ml de caldo de peixe
5 dentes de alho
1 molho de coentros
Azeite
Sal
Pimenta

Preparação

Lavar bem os lombos de raia e deixar em sal durante 2 horas. (pessoalmente costumo deixar menos tempo, 30-45 minutos. E antes de cozinhar retiro bem o sal)
Colocar o azeite e os alhos esmagados num tacho e alourar durante cerca de 2 minutos até o alho começar a libertar sabor. Inserir os lombos de raia e metade do caldo. Temperar com pimenta e verificar se precisa de sal. Escalfar a raia em lume brando durante 15-20 minutos. Ir adicionando mais caldo sempre que estiver reduzido.
Enquanto a raia escalfa preparar a batata. Aquecer o forno a 190ºC. Embrulhar a batata doce em papel de chumbo (mantendo a pele) e assar até estarem moles quando se introduz a faca. Retirar do forno, retirar a pele e cortar em palitos grandes.
Quando a raia estiver pronta retirar a pele, adicionar os coentros grosseiramente partidos e servir de imediato com a batata doce.

Nota: optei por desfazer a raia em pedaço e servir envolvida na batata doce.
Nota_1: pode ser servido mais sequinha ou com mais molho do escalfado. Fica ao critério.