O elegante clássico francês que se constitui por finas lâminas de massa folhada alternadas com delicioso creme, de seu nome original Millefeuilles, dá forma ao tema da 20ª edição do Sweet World.

A Lia apresenta-o e representa-o sempre de forma irrepreensível de todas as vezes que se propõe a fazê-lo. É ver cada proposta mais perfeita do que a outra. Espreitem as suas maravilhas e conheçam um pouco mais das origens e história deste doce do mundo lá no seu cantinho.
Sendo uma estreia para mim estava curiosa quanto ao eventual resultado final.
Não que se mostre muito exigente tecnicamente, mas é necessário bastante rigor no corte e respeito pelas dimensões das placas de massa folhada, assim como na escolha do creme, que deverá apresentar consistência adequada ao efeito pretendido.

Ora, assumo que me agradou muito o tema e o resultado em termos de sabor mas, assumo igualmente, que não terá sido a proposta mais perfeita que já executei no âmbito do desafio.
Por um lado, lamentavelmente, não tive oportunidade de fazer a massa folhada. Usando assim de compra, que obviamente não se compara. Por outro lado o creme, apesar de estar super firme depois de frio, acabou por ceder um pouco quando aplicado.
Ficou efectivamente muito bom mas precisava de um pouco mais de estrutura para resultar eficazmente enquanto Mil Folhas.

Ao nível dos sabores queria algo intenso e de aromas mais quentinhos. Pelo que, usei a receita do creme de pasteleiro da Lia, reduzindo a quantidade para metade, aromatizando com laranja e acrescentando o cacau. O sabor, esse resultou sem nenhum tipo de “mas”.

É um doce elegante e requintado, leve e delicioso. Sim, acho que delicioso é mesmo o termo certo para o caracterizar, principalmente para quem gosta do jogo de texturas da massa com o creme. Aquele crocante totalmente absorvido por toda a cremosidade pode muito bem ser sublime.

É realmente muito bom e por cá merecerá mais oportunidades.

 

MIL FOLHAS DE CACAU E LARANJA

Ingredientes

(4 mil folhas)

200 gr de massa folhada fresca (podem ver receita caseira aqui)
6 gemas
160 gr de acúcar
40 gr de amido de milho (maizena)
1 colher (sopa) bem cheia de cacau magro
500 ml de leite gordo
1 pau de canela
4 casquinhas grandes de laranja
Açúcar em pó, physalis e hortelã para decorar

Preparação

Preparar o creme com antecedência. Levar ao lume o leite com um pau de canela e a casca de laranja. Deixar aquecer até ferver e retirar do lume. Deixar em infusão cerca de 10 minutos.
De seguida bater as gemas com o açúcar até obter um preparado cremoso. Acrescentar o amido de milho, sem bater demais para não introduzir demasiado ar no creme. Acrescentar o cacau e bater apenas até estar envolvido.
Com a batedeira no mínimo verter duas colheres de sopa do leite quente na gemada. Sem parar de bater, ir vertendo muito lentamente o restante leite (já sem cascas de laranja e pau de canela).
Quando a mistura estiver uniforme e bem envolvida, passar novamente para o tacho e levar a lume brando, mexendo sempre, até começar a engrossar. Pode demorar cerca de 8-10 minutos. Retirar do lume, passar para uma taça e proteger com película aderente colocada mesmo junto ao creme. Deixar arrefecer completamente. Reservar no frio até usar.
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Abrir a placa de massa folhada e cortar em rectângulos iguais – 12 unidades – de cerca de 12x7cm de dimensões. Colocar sobre um tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal untado. Colocar outra folha de papel vegetal por cima, também untada, eoutro tabuleiro por cima para fazer algum peso e não deixar a massa folhada subir.
Levar ao forno cerca de 18-20 minutos até a massa estar pronta, douradinha e folhada. Retirar do forno e deixar arrefecer completamente.
Para a montagem colocar 4 rectângulos de massa no prato de servir. Encher um saco de pasteleiro com o creme de chocolate, e com um bico decorado colocar nova placa de massa folhada e repetir o creme, terminando com massa folhada. Repetir nos restantes.
Finalizar polvilhando abundantemente com açúcar em pó e decorar a gosto com physalis e hortelã. Conservar no frio.