Com a chuvinha que finalmente chegou nem conseguia ir de fim de semana sem partilhar este menino, que surgiu pela simples vontade de fazer um bolinho bem simples de cenoura com aroma a laranja, ideal para chamar o Outono.
O forno, que por cá confesso que nem no Verão tem descanso, vai começar a aquecer ainda mais a cozinha, e a vontade de bolinhos bons para os dias de descanso está sempre vivissima.

Considero que todos os bolos de cenoura são encantadores. Sejam mais húmidos e densos, quase pudins, sejam à americana, os famosos carrot cakes carregados de especiarias e finalizados com queijo creme, sejam de liquidificador, extra rápidos e práticos, seja esta versão marmoreada que agrada tanto por cá, acredito piamente que existe sempre um tipo de bolo de cenoura que agrada a toda a gente.

Esta versão, totalmente despretensiosa, não tinha maiores objectivos do que começar a ambientar a casa e o espírito para a chegada do Outono. Estação esta que teimava em passar despercebida bem escondida atrás da sua antecessora.
É um bolo fôfo e ligeiro, cheio de sabor, que fica perfeito com um bom chá ou uma cevada quentinha, para apreciadores.

O seu envolvimento com a forma Blossom, que sem querer me foi conquistando, parece-me que não podia ter corrido melhor. Resultou assim, neste pequena beleza cheia de sabor e preparadíssima para nos aquecer a alma.

E agora assim: Excelente Outono!

 

BUNDT CAKE DE CENOURA E LARANJA

Ingredientes
(10-20 fatias)
4 ovos grandes
​140 gr de açúcar mascavado claro
50 gr de açucar branco
90 gr de óleo de girassol​
​280 gr de cenoura ralada fina (2 cenouras grandes)
​220 gr de farinha sem fermento
​70 gr de farinha de amêndoa
Raspa de 1 laranja grande
Sumo de 1/2 laranja
1 colher (sobremesa) de ​fermento
1 colher (sobremesa) de bicabornato de sódio
Ganache de chocolate* (opcional)
Açúcar em pó

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Untar uma forma a gosto com manteiga e polvilhar com farinha. Reservar.
Bater os ovos com os açúcares durante 5 minutos até ficar um preparado algo fôfo. Adicionar o óleo, a raspa e o sumo de laranja e bater ligeiramente.
Peneirar as farinhas, juntar o fermento e o bicabornato e envolver no preparado anterior, sem bater demasiado. Acrescentar a cenoura à massa envolvendo delicadamente até ficar bem distribuída e a massa homogénea.
Verter a massa na forma e levar ao forno cerca de 30-35 minutos, até a superfície estar douradinha e firme. Fazer o teste do palito e retirar do forno.
Deixar arrefecer cerca de 15 minutos e desenformar.
Servir simples ou polvilhado com açúcar em pó e regado com ganache de chocolate.

*Para a ganache, levar 120 ml de natas a aquecer (quase até ferver) e verter por cima de 75 gr de chocolate negro partido em pedaços pequenos. Deixar repousar 2 minutos e mexer bem até o chocolate estar totalmente derretido e envolvido nas natas. Se por acaso ficar demasiado espesso, juntar um pouco de leite e mexer bem. Verter por cima do bolo, a gosto.