Já não apetece falar do tempo. 
O tema “este nosso clima cada vez mais estranho e baralhado” já cansa e desanima. É a conversa de sempre, de xáxa, de ocasião mas que começa a ganhar uma dimensão nunca antes vista. E não deixa de ser preocupante.
Até nos alimentos isto se faz notar. As sazonalidades não são rigorosas e respeitadas como antes e, apesar de achar que devemos comer o que nos apecete quando apetece, faz-me confusão ver alguns ingredientes, que associo ao ambiente outonal, ao quentinho da lareira, ao barulhinho da chuva, às mantinhas, a serem consumidos no fim de Agosto. 

Vai daí a minha relação com a abóbora este ano só se iniciou quando o Outono chegou (excluindo sopas!). Já os figos por pouco não perdi a oportunidade de os provar, com estas “trocas e baldrocas” atmosféricas. 

Gosto muito de abóbora, desde o seu suave sabor, à sua versatilidade e textura, é um alimento cheio de capacidades nutricionais que até há uns anos atrás reduzia apenas à sopa. Disparate brutal. 

O potencial deste volumoso horticola que afinal é um fruto, da família das Cucurbitáceas, rica em ferro, vitamina A e E, proteína e betacarotenos, entre outros vários benefícios, pode e deve converter-se nos mais diversos petiscos, e é isso que se vai fazendo por aqui.

Estas mini-tartes, cheias de sabor e contrastes, ficaram divinais. 
A intensidade dos queijos combinada com a leveza da abóbora, o aroma do tomilho e o toque final do mel, resultou na perfeição.

Simples e deliciosas, dão um excelente prato principal ou uma elegante entrada. 

MINI-TARTES DE ABÓBORA, QUEIJO E TOMILHO
INGREDIENTES
(4 mini-tartes)
|Base
1 embalagem de massa filo (são necessárias 4 folhas grandes)
Azeite
Tomilho seco

|Creme/Recheio 
2 ovos grandes 
100 ml de natas
80 gr de queijo camembert
80 gr de queijo de cabra 
1 colher de sopa de folhas de tomilho fresco 
Sal 
Mistura de pimenta
6 fatias pequenas de abóbora
1 colher de sopa de mel (cheia)
1 colher de sopa de azeite
PREPARAÇÃO
Pré-aquecer o forno a 180º.
Estender uma folha de massa filo, pincelar uma com azeite, polvilhar com tomilho seco e colocar outra folha por cima. Repetir com todas as restantes folhas.
Cortar-las de seguida em 4 rectangulos e moldar às forminhas de tarte, recortando com uma tesoura o excesso de massa. Reservar.
Cortar a abóbora em fatias finas e depois em pedaços mais pequenos.
Para o creme bater os ovos e temperar com sal e pimenta. Adicionar as natas, o camembert cortado em pedaços pequenos, o queijo de cabra desfeito e o tomilho fresco. Misturar tudo e reservar.
Colocar um pouco de creme em cada forma, dispor 4 a 5 pedacinhos de abóbora e verter mais creme mas sem cobrir a abóbora. Repetir em todas as formas.
Misturar o azeite com o mel (se necessário aquecer ligeiramente o mel para que fique liquido) e com uma colher veter em fio um pouco da mistura sobre a abóbora. Reservar o restante.
Levar ao forno cerca de 20-25 minutos, protegido por papel de alumínio para que a massa filo não queime rápido demais, até o creme estar firme e a massa douradinha.
Retirar do forno, verter mais um pouco da mistura de mel e azeite, deixar repousar uns minutos e servir.