Sem perceber como, 1 ano se passou desde que resolvi criar o Basta Cheio. Depois de muito pensar, reflectir, ponderar (como se um blog fosse algo determinante para a minha vida?!) lá resolvi avançar.
O que inicialmente me travava era o que menos relevância poderia ter.  Perguntava eu: “para quê estar a criar mais um blog de comida/receitas, se já existem tantos e tão bons?”, “que interesse as pessoas poderão ter no que eu gosto de comer ou cozinhar, nos meus interesses, nas minhas inspirações?” 
Concluindo, felizmente, que poderia nem ter interesse para ninguém, mas se para mim fazia sentido, então estaria pronta para um projecto deste tipo e para abraçar a blogosfera não apenas como visitante.
E
se, 12 meses passados, o que eu posso retirar desta decisão são só coisas
boas e tão positivas, fica claro que foi o passo acertado. 

Não pensei que fosse direcionar o blog de forma tão focada para a comida, mas é o que o meu dia-a-dia me tem permitido e, principalmente, solicitado.  
A paixão pela comida, pelo acto de cozinhar e aprender, tem realmente prevalecido em relação aos outros temas que me enchem o coração.
As inspirações continuam, nas fontes habituais e nas novas que se vão cruzando no meu caminho. As viagens, essas infelizmente tem de se manter em hibernação durante mais algum tempo.

Deixar de encher a minha página pessoal do facebook de fotos de comida, e conseguir guardar e compilar, de uma forma organizada, boas receitas e experiências, foram igualmente aspectos que pesaram.

O que daqui retiro? Sem lugares comuns lamechas: enriquecimento pessoal. Sem dúvida! O que aprendi, de forma auto-didacta ou com os 12 livros (além das dezenas e dezenas de revistas e coleções antigas de culinária) que de repente passaram a encher a minha cozinha, sala, quarto, etc., as pessoas que “conheci” e que de outra forma nunca teria conhecido, a vontade de me superar nesta área e o sentido de partilha, que é real e, de alguma forma, me surpreendeu. Foram e são as mais-valias desta decisão.
Quero e tenho de agradecer a quem se interessa e inspira neste cantinho que alimento com toda a dedicação possível, assim como a atenção de quem o visita regularmente, e aos que além de o visitarem tem sempre um comentário a fazer, pois quando se começa com as incertezas que eu trazia, todos os comentários são recebidos com especial carinho.

Por cá continuarei e espero que por cá continuem na minha companhia, pelo tempo que fizer sentido continuar.
A todos que visitam o Basta Cheio, Muito Obrigada e um bom abracinho virtual! 

A receita de comemoração de 1º Aniversário é diferente, porém simples e cheia de sabores e texturas que adoro. Um misto de várias inspirações. 
Para partilhar com todos desse lado.

MERENGUE ESPECIAL DE AVELÃ

INGREDIENTES
(10-12 fatias)

|Merengue
4 claras
150 gr de açucar mascavado claro
1 col. sopa de amido de milho (Maizena)
80 gr de avelãs tostadas e trituradas finamente

|Creme de Cacau e Avelã (adaptado daqui)
1,5 bananas
2 col. de sopa de cacau magro
2 col. sopa de creme de avelã
1 col. sopa de geleia de agave
 
|Cobertura
100 ml de natas (bem frias)
1 col. sopa de açucar em pó
1 col. café de extracto de baunilha
Groselhas e mirtilos para decorar

PREPARAÇÃO 

Pré-aquecer o forno a 150º.
Untar uma forma redonda sem buraco com manteiga, e forrar o fundo e as laterais (em separado) com papel vegetal, ligeiramente untado.
Bater as claras em castelo. Quando estiverem já firmes acrescentar o açucar, colher a colger, e continuar a bater. Acrescentar o amido de milho e bater só até envolver.
Adicionar as avelãs e envolver delicadamente com uma espátula.
Dispor o preparado na forma e alisar a superfície o melhor possivel.
Colocar no forno e reduzir a temperatura para 140º.
Deixar cozer 1 hora, sem abrir o forno. Depois de o desligar, deixar o merengue arrefecer completamente dentro do forno.
Para o creme de cacau e avelã, levar todos os ingredientes a triturar até resultar num creme bem homogéneo. Reservar no frio.
Bater as natas até duplicarem o volume e ficarem bem firmes. Acrescentar o açucar e a baunilha e bater um pouco mais. Reservar no frigorífico até à hora de montar o merengue.
Para a montagem, retirar o merengue da forma e dispor no prato de servir.
Colocar uma camada generosa de creme de cacau e espalhar sobre toda a superfície. Levar ao frio cerca de 1 hora para ganhar alguma firmeza.
De seguida espalhar as natas por cima do creme e decorar a gosto.

Nota: o merengue pode perfeitamente ser feito no dia anterior.