Quando pensamos em doces conventuais é díficil deixar de associar a doses industriais de açucar e imensas gemas ou ovos. Assim nos diz a tradição.

Muitas vezes é também comum, pelos próprios ingredientes usados neste tipo de doçaria, relacionarmos estes doces com o Natal. Pois temos o açucar, a canela, os frutos secos, os ovos, o pão, etc.
  
Neste caso específico em que queria dar uma nova forma e sabor ao requeijão, uma vez que apenas o costumo usar ao natural em bolos ou salgados, lembrei-me de criar um creme/pudim, com base no típico Manjar de Requeijão, mas onde a parte pecaminosa fosse claramente diminuida.

Assim sendo, o açucar foi substituido por mel, e as gemas desapareceram dando lugar à interessante combinação de amido de milho com açafrão. O amido para engrossar o preparado e o açafrão, claro está, para dar o tom amarelinho.

Desta reinterpretação de um típico doce conventual, com certeza carregado de história mas também de imensas calorias e afins, saiu algo mais ligeiro e saudável, mas igualmente delicioso.

Só para reais apreciadores dos 3 ingredientes centrais, pois trata-se de um doce cheio de força e personalidade.

Perfeitos para qualquer mesa de Natal.

PUDIM DE REQUEIJÃO, AMÊNDOA E MEL

Ingredientes
(4 taças pequenas)
2 dl de água
2 col. sopa de mel
1 pau de canela
1 requeijão (200 gr)
2 col. sopa de amêndoa moida
1/2 col. café de extracto de amêndoa
1 col. sopa de amido de milho (maizena)
1 col. café (cheia) de açafrão
Preparação
Num tachinho levar ao lume a água com o mel e o pau de canela, até ferver e o mel estar bem diluido.
Adicionar o requeijão, passado por um coador ou peneira de rede, e envolver bem, com o lume no mínimo. Acrescentar a amêndoa e o extracto e mexer bem.
Diluir o amido de milho em duas colheres de sopa de água fria, acrescentar o açafrão e mexer bem até estar tudo bem envolvido.
Acrescentar ao preparado e mexer sempre até começar a engrossar.
Retirar do lume e distribuir por tacinhas individuais ou colocar numa travessa.
Ligar o forno na função grill.
Deixar arrefecer completamente, polvilhar com um pouco de amêndoa moida e levar ao forno até começar a ficar douradinho. 
Retirar do forno e regar com um pouquinho de mel liquido.
Deixar arrefecer e servir.

Nota: este toque de mel final dá um efeito visual mais apelativo, mas pode perfeitamente ser suprimido.