As retrospectivas criam-me sempre aquele sentimento misturado. E este ano, ao 4º aniversário do Basta Cheio, mais ainda. Apenas porque lhe tenho dedicado menos tempo do que era habitual e do que genuinamente gostaria. Tenho de assumir que isso mexe comigo.
É muito bom olhar para trás e 4 anos depois ver como as coisas andaram, mexeram e evoluíram de forma tão positiva. Pensar que no início tão menos conhecia sobre esta paixão cada vez maior que é a comida, sobre o mundo da gastronomia ou sobre foodstyling, que eu sabia lá bem que me iria apaixonar tanto.

Já referi anteriormente as dúvidas gigantescas que tive antes de criar este recanto.
Agora, a razoável distância, parece-me tão absurdo e irreal que esteve para nunca existir, fruto das inseguranças normais de quem nunca se viu envolvida em grandes “digitalismos” e era tão avessa a estas tecnologias, conciliadas com o receio de inutilidade em que o mesmo poderia resultar.

A verdade é que hoje o blog já faz parte de quem eu sou. Veio tímido, sempre muito metido em si e, francamente, sem pretensiosismo algum. Foi crescendo devagar e assim continua, muito ciente do papel que deve ter, apenas o de me fazer feliz como querido e positivo complemento aos meus dias. E eu vou repetindo que é assim que o quero e que só assim faz e continuará a fazer sentido.

Este bolo não é novidade por cá. Curiosamente, ao rever a receita reparei que foi feito também para levar à mesa de 4º aniversário de outro blog, como podem ver aqui.
Tendo marcado de forma tão positiva, a vontade de o repetir venceu. E logo eu que faço tudo para experimentar receitas novas!
Apetecia algo assim: simples mas intenso, texturado no ponto, e bonito, de preferência.
Introduzi um recheio mais fresco e bem ao gosto, de mascarpone e framboesa, que vai marcar aquela diferença e espevitar o tom mais pesado e denso da massa. E resolvi reforçar o efeito crocante com sementes de papoila.

Sai assim um bolo bom, em jeito de oferenda, para que a feliz energia destes anos de Basta Cheio se mantenha e continuem a chegar imensas coisas boas, experiências novas, pessoas com alma, momentos genuínos e muita aprendizagem. Não preciso de mais.

Só me falta mesmo deixar um enorme agradecimento a todos que me fazem companhia com prazer. Aos que, à distância, seguem e apreciam as partilhas que aqui são feitas, e aos que entraram no meu caminho através do Basta Cheio.
Sincero Muito Obrigada!

 

BOLO CROCANTE DE CAFÉ E AMÊNDOA

(Receita do livro “Cozinhar para os Amigos”, do Gordon Ramsay)

Ingredientes

(10-12 fatias)

|Bolo
3 ovos grandes
170 gr de manteiga amolecida
170 gr de açúcar
100 gr de amêndoa moída
1/2 colher (chá) de extracto de amêndoa
4 colheres (sopa) de café forte frio
100 gr de farinha sem fermento
1/2 colher (chá) de fermento
Açúcar para polvilhar

|Crocante/Crumble
50 gr de farinha
40 gr de açúcar mascavado claro
40 gr de manteiga sem sal, fria e em cubos
2 colheres (sopa) de amêndoa laminada
1 colher (sobremesa) de sementes de papoila

|Recheio
120 gr de queijo mascarpone
3 colheres (sopa) de doce de framboesa, ou outro a gosto

Preparação

Pré-aquecer o forno a 150ºC. Untar com manteiga e forrar com papel vegetal o fundo e os lados de duas formas redondas de fundo amovível. Usei de 18cm de diâmetro.
Preparar a cobertura crocante, misturando a farinha com o açucar e juntar os pedaços de manteiga. Com os dedos envolver até se obter uma consistência de areia grossa. Reservar.
Para o bolo começar por bater a manteiga com o açucar até obter um creme fôfo.
Acrescentar os ovos, um a um, até estarem bem incorporados. Juntar a essência de amêndoa e misturar bem. Acrescentar a amêndoa ralada e 2 colheres de café.
Peneirar a farinha com o fermento e incorporar na mistura. Por fim acrescentar o restante café.
Colocar a massa nas formas, alisar a superfície com uma espátula, espalhar a cobertura crocante por cima de uma das massas, finalizando com a amêndoa laminada e sementes de papoila.
Levar ao forno cerca de 40-45 minutos, até a cobertura estar douradinha. Verificar com um palito no centro do bolo e retirar do forno.
Deixar arrefecer ligeiramente, desenformar e transferir para uma grelha, removendo o papel vegetal. Deixar arrefecer completamente antes de rechear.
Para o recheio, bater o queijo mascarpone até estar macio, juntar o doce de framboesa e bater mais um pouco. Barrar o disco liso generosamente com o creme de recheio, colocar o disco com crocante por cima.
Polvilhar com açúcar em pó e servir.