A verdade é que há muito me tinham dito que os Shortbreads eram das receitas mais simples de se fazer. Mais correctos não podiam estar.

Este tipo de biscoito original de Inglaterra, é tradicionalmente executado nas proporções de uma parte de açúcar, duas partes de manteiga e três partes de farinha. Fácil de fazer e fácil de reter. Diferem dos igualmente conhecidos Shortcake, por estes últimos poderem levar óleo em substituição da manteiga e fermento, que lhes confere uma textura automaticamente diferente. Deverão ser cozidos a uma temperatura pouco alta para não dourarem demasiado.

Esta sugestão em particular, saída de um livro que adoro, conta com 3 ingredientes apenas, sendo que resolvi adicionar uns pózinhos só para aromatizar ligeiramente, faz-se tão rapidamente que é perfeita para presentes-expresso, ou para quando somos apanhadas de surpresa num lanche relâmpago, por exemplo.
A sua forma também fica ao critério do gosto e da imaginação. Podem ser quadradas, triangulares, circulares ou em losango como estas.

Tem um sabor altamente amanteigado e um delicioso toque de caramelo facultado pelo açúcar mascavado. Não é, de todo, a receita mais saudável, mas também não temos de a fazer sempre, não é verdade? É garantidamente deliciosa e pode ser saboreada quando a vontade vier.

Mostra-se excelente para quem se quiser estrear nestas lides, e acho que descobri uma variante de bolachas que me atrai bastante e tem margem para alguma exploração, já que não sou grande bolacheira por natureza e estas apreciei realmente. Eu e quem as pode provar.

 

SHORTBREAD DE AÇÚCAR MASCAVADO

(Receita “Brown Sugar Shortbread“, do livro Baking, Food 52)

Ingredientes

(18-20 bolachas, mediante tamanho dos cortes)

110 gr de manteiga com sal, à temperatura ambiente
50 gr de açúcar mascavado claro
160 gr de farinha (sem fermento)
1 pitada de canela + 1 pitada de gengibre (opcional)

Preparação

Bater a manteiga com o açúcar até obter um preparado fôfo, pálido e homogéneo. Acrescentar a farinha e bater apenas até estar bem envolvida. A massa fica num areado macio mas grosso, não ligada.
Untar com manteiga uma forma, redonda ou quadrada, com 20 cm de diâmetro ou largura. Forrar o fundo com papel vegetal e verter a massa na forma. Pressionar a massa bem na forma e alisar a superfície o melhor possível, com a ajuda das mãos humedecidas ou costas de uma colher ou espátula. Com uma faca fina cortar com cuidado a massa em quadrados, ou neste caso losangos. Picar delicadamente a massa com um garfo, sem furar até baixo. Proteger a forma com papel aderente e levar ao frigorífico 20 a 30 minutos.
Entretanto colocar o forno a pré-aquecer a 165ºC.
Retira a massa do frio e levar ao forno 25 a 30 minutos, até estar ligeiramente dourada.
Retirar do forno e passar logo a faca nas mesmas marcas anteriores até cortar. Deixar arrefecer e desenformar depois de frio para as soltar.
Duram vários dias dentro de recipiente hermético.

Nota: em relação à receita original apenas acrescentei as especiarias, contudo, raspa de citrinos – laranja, lima, limão – deve dar uma excelente frescura.