Chegamos a Fevereiro! Aquele mês em que já passamos a fase do início de um novo ano, onde tudo parece começar a acalmar.

Apesar de hoje chover intensamente, apesar do frio e do cheiro a inverno, para mim Fevereiro já começa a trazer um pouquinho daquela luz primaveril. Trás também aniversários, volta e meia o Carnaval, e bem lá ao meio trás o Dia dos Namorados. E é precisamente para festejar esse dia que a sugestão de hoje foi pensada.

Tendo como inspiração os bombons mais queridos da Pedaços de Cacau, de seu nome “O meu coração está nesta caixa“, a rubrica “Cheio de Cacau” chega através de um Semi Naked Cake de Chocolate e Framboesa, simples porém bonito e elegante.

Confesso que conheço estes bombons desde o Passatempo do Dia dos Namorados do ano passado, contudo, só recentemente tive o prazer de os provar. Bom, se já os achava lindos, a minha admiração por eles cresceu exponencialmente desde que comi um. Além da capa fina de chocolate negro, o recheio de frutos silvestres, cremoso mas com delicadas crocâncias, cheio de sabor, envolve de uma forma viciante. Acreditem que não é só aspecto ou imagem, a qualidade uma vez mais deixa-nos rendidos aos produtos artesanais criados pela Raquel.
Aqui, como elementos decorativos, criam todo um cenário perfeito para um bolo romântico que festeja o Dia dos Namorados com quem se desafiar a executar.

A massa de chocolate é uma velha amiga cá de casa, pouco doce, fôfa e húmida, que conheci no blog da Vânia e nunca mais larguei. O recheio e cobertura é do mais simples que há – mascarpone, natas e framboesa – e recebe lindamente os frutos vermelhos dos bombons.

Deliciosos e encantadores. Ao natural ou em bolo. Aceitam a sugestão?
Feliz Dia dos Namorados!

SEMI NAKED CAKE DE CHOCOLATE E FRAMBOESA

Ingredientes

(6-8 fatias)

|Bolo (receita original)
1 chávena* de cacau
3/4 chávena de chocolate negro
1.5 chávena de água a ferver
3 ovos
1.5 chávena de leite
3/4 chávena de óleo de girassol
2 colheres (chá) de extracto de baunilha
3 chávenas de açúcar
2.5 chávenas de farinha
1 colher (sobremesa) de fermento
3 colheres (sobremesa) de bicabornato de sódio

|Recheio e Cobertura
300 gr de queijo mascarpone
80 gr de açúcar em pó
100 ml de natas para bater
1/2 colher (sopa) de extracto de baunilha
1 pitada de canela
2-3 colheres (sopa) de doce de framboesa

|Decoração
Bombons “O meu coração está nesta caixa”, da Pedaços de Cacau
Framboesas frescas
Sementes de papoila (opcional)

*a chávena usada tem a medida de 170ml

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar duas formas de 16cm de diâmetro com manteiga e forrar com papel vegetal – fundo e laterais – também untado e polvilhar com farinha. Reservar.
Num recipiente juntar o cacau, o chocolate cortado em pedaços pequenos e a água a ferver. Mexer bem até o chocolate estar completamente derretido.Reservar enquanto se prepara o restante.
Noutro recipiente juntar os ovos batidos, o óleo, o leite e o extracto de baunilha. Reservar.
Num terceiro recipiente juntar os secos – açúcar, farinha, fermento e bicabornato – e envolver.
Por fim juntar tudo e mexer até estar perfeitamente envolvido e uniforme. Verter o preparado nas formas em quantidades iguais e levar ao forno cerca de 35-40 minutos. Quando cozido retirar do forno e deixar arrefecer. Retirar o papel vegetal, com uma faca acertar os topos da massa que poderá ter crescido, cortar cada bolo em 2 discos, de forma a obter 4 discos iguais.
Preparar o creme de recheio/cobertura, batendo o mascarpone até amaciar e de seguida juntar o açúcar, a baunilha, a canela e as natas e bater até estar uniforme e macio. No final acrescentar o doce de framboesa e envolver apenas até que se espalhe no creme, sem bater.
Colocar um disco no prato de servir e rechear com o creme de mascarpone (usando saco de pasteleiro é mais fácil e funcional), repetir com os restantes discos. Colocar palitos de bambo no interior para estruturar o bolo.
Barrar as laterais com um pouco mais de cremes e alisar a superfície com espátula.
Levar ao frio cerca de 30 minutos. Retira e decorar com os bombons, as framboesas e um pouco de sementes de papoila. Servir.

Nota: dada a tendência de crescimento desta massa, é aconselhável colocar o papel vegetal das laterais da forma mais alto (a sair fora da forma uns 3-4cm).