Para compensar a sua simplicidade, que quer seguir o espírito leve e descontraído das férias, hoje as receitas vêm aos pares. São demasiado fáceis mas essenciais na sua complementaridade.

Temos um dos molhos mais básicos e um dos pratos-símbolo da gastronomia italiana. O molho marinara, normalmente usado para abrilhantar uma simples massa cozida envolvido numa pizza de formato menos usual, criam esta Pizza Monkey Bread que foi incrivelmente bem recebida por cá.

Por vezes a roupagem muda tudo, criando o impacto suficiente a uma recepção mais animada e positiva. Com isto apenas realço que é a segunda receita que consegue pôr o pequeno a comer cogumelos com vontade e convence qualquer pequeno curioso numa mesa de lanche.

E assim, de forma simples, com bons petiscos e excelente companhia, segue o desejo de Excelentes Férias, num Agosto que começa agora a prometer.

 

PIZZA MONKEY BREAD

Ingredientes

(15-16 bolinhos)

1 placa fresca de massa de pizza (alta e fôfa)
5 colheres (sopa) de molho marinara*
200 gr de queijo mozzarela ralado
120 gr de cogumelos paris frescos
2 dentes de alho
Sal qb
Oregões secos

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Forrar o fundo de uma forma redonda (24 cm diâmetro) com papel vegetal, untar com manteiga, polvilhar com farinha e reservar.
Laminar os cogumelos e saltear rapidamente numa frigideira com um fio ligeiro de azeite e dois dentes de alho esmagados. Temperar com um pouco de sal, retirar do lume e deixar arrefecer.
Estender a massa de pizza e cortar em 15/16 quadrados de cerca de 6 cm de lado.
Rechear cada quadrado (ao centro, deixado os limites da massa limpa) com um pedaço de molho, queijo ralada e cogumelos e moldar a massa com a mão em forma de bola, unindo as extremidades e pressionando até fechar, sempre com cuidado para não romper a massa. Colocar o bolinho na forma.
Repetir com os restantes quadrados até encher a forma. Tapar e deixar em repouso em local ameno e sem correntes de ar, cerca de 30 minutos, até a massa crescer um pouco.
Levar ao forno cerca de 20-25 minutos, até esta a massa estar firme e douradinha. Retirar do forno, deixar arrefecer um pouco, desenformar e servir ainda morno.

 

*MOLHO MARINARA

Ingredientes

Azeite qb
1 cebola grande
4 dentes de alho
6 tomates chucha médios
3 talos de aipo
Oregões secos
Tomilho seco
Sal marinho qb
Pimenta preta qb
1 colher (café) de açúcar

Preparação

Começar por pelar os tomates e retirar as sementes. Cortar em pedaços pequenos e reservar. Cortar igualmente a cebola e o aipo em cubinhos e reservar.
Colocar o azeite, a cebola e o alho esmagado num tacho e deixar cozinhar uns 5-7 minutos até a cebola estar amolecida. Acrescentar o aipo, o tomate e deixar cozinhar mais cerca de 10 minutos até o molho reduzir e ficar mais espesso. Adicionar os temperos – sal, pimenta, ervas e açúcar – e deixar cozinhar mais 2 minutos. rectificar temperos e triturar grosseiramente.
Guardar num recipiente hermético e usar a gosto.