Um ano depois. De uma parceria doce, estruturada e pensada com o compromisso de sabermos o que queremos oferecer com base num produto de grande qualidade e considerável originalidade.

Quando a Raquel me propôs este desafio, de pegar na matéria prima da Pedaços de Cacau e desenvolver receitas que mostrassem todo o seu potencial, não fazia ideia se iria conseguir estar presente por muito tempo, apenas aceitei certa de que iria adorar agarra-lo e pensar em sugestões que apetecessem devorar. Assumamos que com chocolate também não é difícil atingir esse objectivo. Tenho a sorte de preferir chocolate negro que é igualmente a base da grande maioria dos produtos da marca, logo, tudo se simplificou um pouco.

Esta potente tarte marca o 1º aniversário, com num misto de novidade e tradição que vem rematar as férias e abrir as portas a um Setembro sempre renovador. Simbolicamente foi usada a tablete “Algarve” para nos despedirmos do Verão e aceitar mais um ano de labuta e vida real cheios de garra.

É talvez dos doces mais fortes, marcantes, intensos e cheios de personalidade que, acredito, não seja para todos os palatos e apetites. Por um lado a base de chocolate é intensa, texturada pelo côco e pouco doce. Por outro a cobertura, que acrescenta mais textura, o sabor sóbrio da amêndoa  e o toque docinho e especial do caramelo. A opção de rematar com natas pretende conferir alguma leveza e frescura que, pode ou não, interessar. Que é uma valete sobremesa, isso é certo.

Fica a sugestão nº 12 da rubrica “Cheio de Cacau” que, espero vos agrade e faça as delícias de quem se atrever a executar. Garantido é que não será esquecida tão cedo.

 

TARTE INTENSA DE CHOCOLATE E AMÊNDOA CARAMELIZADA

Ingredientes

(8-10 fatias)

|Massa da base
150 gr de chocolate negro – tablete “Algarve” da Pedaços de Cacau
80 gr de manteiga sem sal
120 gr de açúcar
2 ovos médios
80 gr de côco ralado
1 colher (sopa) de cacau magro
60 gr de farinha sem fermento
1 colher (café) de fermento

|Cobertura
120 gr de amêndoa laminada
100 gr de manteiga sem sal
100 gr de açúcar amarelo
6 colheres (sopa) de leite

|Topping (ocional)
200 gr de natas para bater
80 gr de açúcar em pó
Raspa de 1 lima
1 colher (sopa) de sementes de papoila

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar com manteiga uma forma redonda de 20 cm de diâmetro, idealmente de fundo amovível, forrar com papel vegetal também untado e reservar.
Levar a derreter em banho maria o chocolate partido em pedaços e a manteiga. Quando estiver totalmente derretido retirar do lume, acrescentar o açúcar, mexer bem e deixar arrefecer. De seguida acrescentar os ovos e bater um pouco.
Adicionar a mistura dos secos – côco ralado, cacau, farinha e fermento – e envolver apenas. Fica uma massa bem densa.
Verter o preparado na forma e levar ao forno cerca de 10 minutos.
Entretanto preparar a cobertura de amêndoa, juntando todos os ingredientes num tachinho e levar ao lume até começar a ganhar uma cor douradinha. Pode demorar cerca de 7-10 minutos. Ir mexendo e prestar atenção para não deixar escurecer demais.
Verificar se o bolo já está com a superfície firme e verter a amêndoa por cima, alisando um pouco a superfície de modo a cobrir todo o chocolate. Aumentar a temperatura do forno para 220ºC e voltar a colocar o bolo, cerca de 7-8 minutos, até a cobertura estar mais escurinha e com menos liquido (quando arrefecer o caramelo fica firme).
Retirar do forno, deixar arrefecer uns 15 minutos e desenformar quando a cobertura estiver minimamente durinha.
Para o topping, bater bem as natas (bem frescas) com o açúcar e a baunilha, quando estiverem bem firmes juntar a raspa de lima e as sementes de papoila e envolver delicadamente.
Servir simples ou com o topping de natas.