Quem por aí também ainda se sente naquela fase de readaptação às rotinas que Setembro nos traz ano após ano?

A verdade é que mesmo que, aparentemente, não exista muita alteração na nossa dinâmica habitual, é sempre um momento de alguma agitação e bulício. As férias, a custo, acabam, a escola recomeça, no mesmo ou noutro local e há que agarrar mais uns valentes meses com toda a força. Há, claramente, uma nova energia no ar.

Para os pais, os lanches das crianças costumar ser algo que lhes preenche as ideias. A necessidade de oferecer alimentos saudáveis mas diferentes, que os estimule e abra o apetite, impõe-se todos os anos e cada vez mais. Os básicos essenciais estarão sempre lá, mas é importante oferecer de vez em quando opções mais fora da caixa que lhes saibam realmente bem, até porque os olhos também comem.

Estes queques surgiram precisamente nesta perspectiva, reforçando a certeza de como é fácil oferecer um bolinho bom e mais saudável para cortar um pouco a repetição da fruta, leite, iogurte. Sendo caseiros não tem de vir carregados de itens que desconhecemos, e adaptamos os açúcares e gorduras ao que entendemos fazer sentido numa alimentação mais amiga.

O novo Chocolate Negro com Beterraba da Pedaços de Cacau fez crescer imediatamente a ideia deste tipo de receita. Um doce leve, saudável e portátil, que recebesse um bónus destes num topping bem especial. O efeito da beterraba é muito interessante de sentir. Não só pelo sabor mas pela própria textura do delicioso pózinho rosa.
Além de ser um chocolate tão bonito e expressivo, tem 72% de cacau e funciona na perfeição neste papel.

Experimentem e digam lá o que os pequenos acharam!

 

 

QUEQUES MORENOS COM CHOCOLATE NEGRO COM BETERRABA

Ingredientes

(8 a 10 queques)

2 ovos
1 iogurte grego natural açucarado
50 gr de azeite
1 pera madura
120 gr de açúcar de coco
1 colher (sopa) de canela
raspa de 1 limão
70 gr côco ralado
100 gr de farinha de espelta
1 colher (café) de fermento
1 colher (café) de bicabornato de sódio
75 gr de chocolate negro com beterraba da Pedaços de Cacau

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Sobre o tabuleiro de forno colocar 8 a 10 forminhas de queque não muito grandes – silicone ou alumínio – dispondo dentro as forminhas de o papel frisado.
Bater os ovos e adicionar o iogurte e o azeite e mexer bem. De seguida adicionar a pêra ralada, o açúcar e a raspa de limão e voltar a envolver. Por fim acrescentar a farinha juntamente com o côco ralado, a canela, o fermento e o bicabornato envolvendo delicadamente até resultar um preparado homogéneo.
Verter um pouco de massa em cada forminha, enchendo até 2/3, e colocar pedacinhos de chocolate por cima.
Levar ao forno cerca de 15-18 minutos, até a massa estar firme e douradinha. Fazer o teste do palito e retirar do forno.
Deixar arrefecer e comer.