Mais um Março que chega com uma energia que nos é estranha, com uma mistura de sentimentos e sensações, ali entre a angústia e o alívio. Mas, principalmente, com a noção clara de que o retomar do dia a dia é crucial para todos.

Neste mês que há muito deixou de me ser indiferente, que sempre vi como de dor mas também de renovação e luz, gosto muito de sentir considerável positivismo.

Esta tarte vibrante e luminosa acaba por vir brindar a esta espécie de recomeço, um ano depois.
Um regresso à realidade e à desejada (nova) normalidade que se espera tranquilo, feliz e promissor. A semana de regresso dos mais pequenos à escola e da “libertação” de tanto pais e famílias.

A receita teve como base esta, que foi das melhores de sempre dentro do género, pretendendo usar as laranjas que abundavam por cá e conferir cor a um fim de semana cheio de sol.
Ficou deliciosa, mais texturada do que a original devido ao uso do côco e a transbordar aroma e sabor. Tem um recheio altamente cremoso sobre uma base bem areada, “abolachada” e ligeira. Conjugação perfeita!

Vai a tempo e parece-me perfeita para desfilar na mesa da Páscoa que está já aí.
Fica a sugestão e o desejo de dias doces, otimistas e cheios de vida para todos.

 

TARTE DE LARANJA E CÔCO

Ingredientes

(8-10 fatias)

|Massa/Base

175 gr de farinha
40 gr de farinha de amêndoa
1,5 colher (sopa) de açúcar
1 pitada de sal
125 gr de manteiga fria cortada em cubos
1 colher (sopa) de água fria

|Recheio
5 ovos médios (idealmente caseiros para dar mais cor ao creme)
150 gr de açúcar
Raspa fina e sumo de 2 laranjas
2 colheres (sopa) de côco ralado
40 gr de manteiga sem sal cortada em cubos
Nozes, cajú e côco (ralado e em lascas) para finalizar

Preparação

Começar por fazer a base, colocando numa trituradora/processador a farinha, a amêndoa, o sal e o açúcar e processar até estar misturado Acrescentar a manteiga e processar um pouco mais até esta se agarrar aos secos. Adicionar a água e voltar a triturar até combinar tudo e a massa formar pedaços tipo areia grossa.
Com os dedos forrar uma tarteira de fundo amovível (usei redonda de 24cm de diâmetro) pressionando os pedaços de massa até cobrir o fundo e as laterais, tentando que a massa fique fina e de espessura uniforme. Levar os frio 20 minutos enquanto o forno pré-aquece nos 180ºC.
De seguida levar a massa ao forno cerca de 20-25 minutos até estar ligeiramente dourada por todo. Retirar do forno e aumentar a temperatura para 190ºC.
Preparar o recheio juntando num tachinho os ovos, o açúcar, a raspa e sumo de laranja. Mexer até estar bem ligado e levar a lume brando, mexendo sempre até engrossar um pouco. Ter atenção para não deixar ferver. Retirar do lume e acrescentar a manteiga mexendo bem até se ligar completamente. Deixar arrefecer cerca de 20 minutos.
Distribuir o creme sobre a massa e colocar ao forno. Após uns 7-8 minutos, quando o creme já estiver mais firme, distribuir as nozes, o cajú e o côco ralado por cima. Voltar a colocar no forno mais cerca de 10 minutos, até a massa estar douradinha e o creme firme e um pouco empolado.
Deixar arrefecer, polvilhar com côco ralado, lascas de côco fresco e pedacinhos de laranja e servir.
Fica excelente fresquinha, pelo que, aconselho a conservar no frio.