​A primeira receita pensada, ou neste caso adaptada, para levar ao Festival Internacional de Chocolate de Óbidos foi esta.
Queria algo simples e saudável, mas apelativo e, CLARO, delicioso.

Sempre que penso em chocolate versão saudável ocorre-me este salame, que foi dos melhores que já fiz e comi. A vontade imediatamente passou por adaptar os sabores usando o mesmo procedimento e tipo de ingredientes que funcionam tão bem.

O amendoim deu lugar à avelã e o millet tufado complementou este fruto seco como segundo elemento de recheio, suprimindo-se bolachas e afins.
O corte em quadrados é mais actual, bem giro e prático, pelo que, rapidamente o formato de apresentação ficou decidido.

(Créditos: fotografo oficial do evento)
(Créditos: fotografo oficial do evento)

Em termos de sabor o resultado faz lembrar o famosíssimo creme de barrar e a textura cheia de vida é fantástica. Sinto que é um grande snack, que funcionou lindamente e dá um prazer enorme comer. Por cá já foi repetido algumas vezes e pode muito bem dar forma a um lanchinho mais guloso para os miúdos levaram de quando em vez.

Esta foi então uma das 3 receitas que levei ao palco Showcooking do evento, que tive o prazer de partilhar com o Sr. Francisco, uma figura essencial ao bom andamento, fluidez e interesse das apresentações, principalmente para pessoas pouco habituadas a estas lides como é o meu caso. Sim, Sr. Francisco, a sua presença fez efectivamente toda a diferença. Muito Obrigada por isso!

Palco Showcooking (Créditos: fotografo oficial do evento)
A companhia essencial do Sr. Francisco

Gostei mesmo muito da experiência, como aliás já tive a oportunidade de referir neste post, que nos coloca numa posição diferente ao partilharmos, cara a cara, o que habitualmente só fazemos em casa e expomos através do blog.
Agradeço mais uma nova oportunidade e experiência que o Basta Cheio me trouxe, e que adoro agarrar.

Se ainda não tiveram oportunidade de dar um saltinho ao Festival, este ano, saibam que devido às condições climatéricas adversas que se tem verificado, o mesmo foi prolongado até o mês que corre – 13 a 22 – de 6ª feira a Domingo.
Quem não conseguiu visitar ainda tem o próximo fim de semana para espreitar as coisas boas que por lá andam!

 

QUADRADOS DE CHOCOLATE, AVELÃ E MILLET TUFADO​

Ingredientes

(​25 quadradinhos​)

80 gr de pasta/manteiga de a​velã​, caseira
1 colher (sopa) de mel
3​-4​ colheres (sopa) de bebida de sabor (avelã, amêndoa, aveia)
80 gr de chocolate negro para culinária (70% de cacau), partido em pedaços pequenos
1 colher (sopa) bem cheia de cacau magro em pó
100 gr de ​avelãs sem pele​, partidas grosseiramente.
​80 gr de millet tufado crocante

|Cobertura
70 gr de chocolate negro
1 colher (sopa) de óleo de côco
Sementes de sésamo (mistura de brancas e pretas)

Preparação

Colocar num tachinho o mel juntamente a manteiga de ​avelã e a bebida de sabor, e levar a lume brando, mexendo sempre até estar bem misturado e diluído. Quando começar a ferver, retirar do lume e acrescentar o chocolate, mexendo bem até este derreter completamente. Adicionar o cacau, envolver bem e deixar arrefecer muito ligeiramente.
Misturar ​as avelãs e o millet no ​preparado de chocolate e envolver. Ficará uma pasta algo densa. Transferir para uma forma quadrada (20×20 cm) com papel vegetal no fundo, e ​com a colher alisar a superfície pressionando ligeiramente​. ​Reservar​ no frigorífico enquanto se prepara a cobertura.
Levar o chocolate a derreter em banho maria juntamente com o óleo de côco. Quando estiver totalmente derretido verter por cima da base. Espalhar um pouco de sementes de sésamo por cima.
Levar a refrigerar 3-4 horas ou, idealmente, de um dia para o outro.
​Cortar em quadrados e servir.
Conservam 2 a 3 semanas no frio.

Nota: para fazer o millet tufado crocante, basta comprar millet tufado normal e seguir esta receita da Inês que é perfeita para dar um toque diferente aos puffs.

Nota 1: para retirar a pele às avelãs basta coloca-las num tabuleiro e levar ao forno (150ºC), cerca de 15-18 minutos, até se verificar que a pele começa a estalar e soltar, sem deixar que o interior toste demasiado. Retirar do forno e imediatamente colocar sobre um pano. Fechar/apertar o pano e esfregar muito bem até o máximo de pele se soltar do fruto. Usar.